Quarta-feira, 24 de Abril de 2024, 23:17h

Dia Mundial do Câncer de Ovário, conheça e trate.

Publicado em: Sábado, 08 de Maio de 2021, 08:00h - Por: Ascom CREFITO-14

Anualmente, em 08 de maio marca o Dia Mundial do Câncer de Ovário, que proporciona um momento único para discutir e conscientizar todas as mulheres sobre os sinais e sintomas desta doença. A data estimula a troca de informações que permitam às mulheres conhecerem o perigo desta doença silenciosa. Dados estatísticos apontam que 45% das pacientes com a doença sobrevivem mais do que cinco anos. Para as pacientes com câncer de mama, esse índice chega a 89%.

O Câncer de Ovário é o mais grave dos cânceres ginecológicos. Apesar da sua gravidade, pouco se discute sobre esse tipo de tumor. Sua incidência é menos frequente que outros tipos da doença. Ele é considerado o câncer ginecológico mais difícil de ser diagnosticado, uma vez que a maioria dos tumores malignos de ovário só se manifesta em estágio avançado e, por isso, têm menor chance de cura. A enfermidade pode ocorrer em qualquer faixa etária, mas acomete principalmente mulheres acima de 40 anos, são tumores de crescimento lento com sintomas que levam algum tempo para se manifestarem.


A doença tende a aparecer com maior frequência em mulheres com antecedentes familiares. Existem três tipos principais de tumores de ovário: Tumores epiteliais: Começam a partir das células que cobrem a superfície externa do ovário. A maioria dos tumores ovarianos são de células epiteliais. Tumores de células germinativas: Começam a partir das células que produzem os óvulos. Tumores estromais: Começam a partir de células que formam o ovário e que produzem os hormônios femininos; estrogênio e progesterona.


Fonte: Câncer de ovário, trate, crefito14.