Quinta-feira, 28 de Março de 2024, 13:10h

Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço

Publicado em: Terça-feira, 27 de Julho de 2021, 11:00h - Por: Ascom CREFITO-14

 

Durante todo o mês de agosto é realizada a campanha de conscientização do Câncer de Cabeça e Pescoço, e hoje, 27/07,  é celebrado o Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço. A Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP), que vem há 50 anos buscando o melhor para a prevenção e tratamento da doença, promove durante todo o mês de julho atividades de conscientização e informação no combate a este tipo de câncer.

Em apoio à campanha da Associação de Câncer de Boca e Garganta (ACBG), que tem por iniciativa estimular a prevenção “boca a boca”, sendo a boca um dos alvos da doença, e dela deve sair a mensagem de alerta, a SBCCP e seus institutos parceiros chamam a atenção de toda a população para a importância dessa prevenção e a urgência de implementação de políticas públicas por parte das autoridades de saúde.

A infecção pelo papilomavírus (HPV) tem contribuído, nos últimos anos, com o aumento na incidência desta doença, segundo a SBCCP. “A infecção pelo HPV é um importante fator de desenvolvimento do câncer de faringe. São cerca de 41 mil novos casos anualmente, segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Trabalhos brasileiros demonstram que cerca de 7% da população pode ter infecção pelo HPV detectada na boca.

O diagnóstico precoce e o rápido início do tratamento são fundamentais para a cura do câncer de cabeça e pescoço. Um dos principais problemas para o tratamento é o diagnóstico tardio, que ocorre em 60% dos casos, deixando sequelas no paciente.Fuja dos fatores de risco. Fique atento aos sinais.


Fonte: #cancer #cabecaepescoco #crefito14 #tratamento #prevencao