Sexta-feira, 29 de Março de 2024, 03:42h

Dia  mundial de combate à Asma

Publicado em: Segunda-feira, 02 de Maio de 2022, 11:29h - Por: Ascom CREFITO-14

Hoje,  2 de maio, é o dia  mundial de combate à Asma. Uma doença que acomete os pulmões e que se acompanha de uma inflamação crônica dos brônquios. A asma, também é conhecida como “bronquite asmática” ou como “bronquite alérgica”. A asma pode ser causada por vários fatores, como:  alergia: poeira, ácaro, mofo, pêlos de animais,  infecções, viroses, como gripes e resfriados, ou ainda as sinusites,mudanças de tempo, fumaças, cheiros fortes, entre outros.

As pessoas com tendência a sofrer dessa doença crônica precisam de um cuidado especial para manter o ambiente livre de agentes irritantes. Tapetes, carpetes, cortinas e bichos de pelúcia são focos de poeira e, por isso, devem ser evitados na decoração de casa. Fumaça de cigarro, produtos de limpeza ou perfumes fortes devem ser evitados.

A fisioterapia respiratória tem um importante papel na prevenção e tratamento da Asma, por meio da cinesioterapia respiratória, com predomínio de inspirações lentas e profundas, promove a redução na hiperventilação pulmonar, assim, tendo boas evidências na melhora da qualidade de vida e controle da asma em adultos.