Quinta-feira, 25 de Abril de 2024, 04:26h

Dia Mundial da Hipertensão

Publicado em: Segunda-feira, 17 de Maio de 2021, 09:00h - Por: Ascom CREFITO-14

Anualmente, em 17 de maio, celebra-se o Dia Mundial da Hipertensão. A data tem como propósito alertar as pessoas para uma qualidade de vida melhor.  A hipertensão afeta mais de 30% da população adulta em todo o mundo, ou seja, mais de um bilhão de pessoas. É o principal fator de risco para doenças cardiovasculares, especialmente doença coronariana e acidente vascular cerebral, mas também para doença renal crônica, insuficiência cardíaca, arritmia e demência. Meça sua pressão arterial, controle-a e viva mais!

A hipertensão arterial ou pressão alta, é uma doença que ataca os vasos sangüíneos, coração, cérebro, olhos e pode causar paralisação dos rins. Ocorre quando a medida da pressão se mantém freqüentemente acima de 140 por 90 mmHg. Essa doença é herdada dos pais em 90% dos casos, mas há vários fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial, entre eles, o consumo de um alimento com um grande quantidade de sal, o consumo de bebidas alcoólicas, estresse, sedentarismo, dentre outras. Além desses fatores de risco, sabe-se que sua incidência é maior na raça negra, aumenta com a idade, é maior entre homens com até 50 anos, entre mulheres acima de 50 anos, em diabéticos. A pressão alta não tem cura, mas tem tratamento e pode ser controlada. 
 
Cerca de metade das pessoas que vivem com hipertensão desconhecem sua condição, o que as coloca em risco de complicações médicas evitáveis e morte. A aferição precisa da pressão arterial é essencial para o diagnóstico e o tratamento adequado da hipertensão. Esta medição talvez seja o procedimento mais comumente realizado na medicina clínica e, embora pareça simples à primeira vista, a medição subótima atual leva a um impacto negativo nas decisões de manejo clínico em 20% a 45% dos casos. Realize o controle de sua pressão arterial com, viva mais, viva com saúde!

#crefito14 #presaoarterial #hipertensao


Fonte: #crefito14 #presaoarterial #hipertensao