Sexta-feira, 19 de Abril de 2024, 02:51h

Dia Mundial da Fibromialgia e da Síndrome da Fadiga Crônica

Publicado em: Sexta-feira, 12 de Maio de 2023, 09:55h - Por: Redação


Anualmente comemora-se, o Dia Mundial da Fibromialgia, em 12 de maio, a data tem como propósito buscar com que as pessoas façam, Mudanças de hábitos, escolha saudáveis e pequenos ajustes na rotina são ações que podem gerar bons resultados no tratamento da Fibromialgia, dando mais qualidade de vida, assim, fazendo atividade física regular; Escolhendo alimentos mais saudáveis, uma dieta rica em verduras, legumes e frutas; Elimine perturbadores do sono como luz, barulho, eletrônicos e uso de estimulantes antes de dormir. A atuação fisioterapêutica é de grande importância no tratamento da fibromialgia, pois além de promover condicionamento físico, e fortalecimento muscular, estimulam hábitos saudáveis para melhorar a qualidade de vida e reduzir o estresse.

A conduta terapêutica varia de acordo com a necessidade de cada pessoa e permeia entre o tratamento convencional e as terapias alternativas. Aos que sofrem desta enfermidade, temos à disposição aliados de fácil acesso como: compressas quentes ou frias, banhos de imersão, auto massagem, alongamentos, cataplasmas com argila e meditação entre outros.

Já dia Mundial da Síndrome da Fadiga Crônica tem o objetivo de conscientizar as pessoas para o tratamento precoce da enfermidade. A Síndrome da Fadiga Crônica (SFC) é uma condição  de diagnóstico clínico cujo principal sintoma é a presença de fadiga (cansaço) intensa que pode piorar com a atividade física ou mental, mas não melhora com o repouso. Ou seja, o paciente sente-se persistentemente cansado sem uma causa aparente, independente da quantidade de repouso que realize. Embora na maioria dos casos a causa seja desconhecida, fatores estressantes orgânicos (infecções) ou psicológicos podem desencadear o início dos sintomas. O tratamento deve ser direcionado para um melhor controle dos sintomas e muitos pacientes podem se recuperar da SFC com o passar do tempo.