Sexta-feira, 19 de Abril de 2024, 21:03h

Dia do Índio, conscientização e respeito aos direitos dos povos indígenas!

Publicado em: Segunda-feira, 19 de Abril de 2021, 10:00h - Por: Ascom CREFITO-14

Hoje (19/04) é celebrado o Dia do Índio. A data está ligada ao primeiro Congresso Indigenista Interamericano, marco na luta por políticas públicas indigenistas, ocorrido em 19 de abril de 1940, no México, com representantes de povos indígenas de vários países das Américas. O dia também  serve de reflexão sobre o 20 de abril de 1997, data em que o índio pataxó Galdino Jesus dos Santos foi queimado vivo enquanto dormia numa parada de ônibus em Brasília.

O Dia do Índio, faz homenagem a uma ampla diversidade de povos que tiveram papel fundamental na formação cultural e étnica da população brasileira. Estando aqui muito tempo antes de os colonizadores europeus e dos escravos africanos, a população indígena desenvolveu uma rica cultura formada por diversos costumes, línguas e saberes que ainda se mostram vivos no interior da sociedade brasileira.

A data comemora-se o processo de instalação dos índios em nosso território é compreendido a partir das teorias que discutem a ocupação no continente americano. Segundo algumas pesquisas, os primeiros grupos humanos que aqui chegaram eram provavelmente oriundos de regiões da Ásia e da Oceania. Com o passar dos séculos, essas populações pré-históricas  espalharam-se pela América e, consequentemente, deram origem a uma infinidade de civilizações e culturas. 

Conscientização e respeito aos direitos dos povos indígenas!


Fonte: Cultura, história, brasil, crefito14.