Terça-feira, 23 de Abril de 2024, 03:07h

Dia do Hino Nacional Brasileiro

Publicado em: Quarta-feira, 14 de Abril de 2021, 10:00h - Por: Ascom CREFITO-14

 

O Hino Nacional foi composto pela música de Francisco Manoel da Silva e o poema de Joaquim Osório Duque Estrada, para celebrar a Independência do Brasil (1822), e se tornou oficial durante as comemorações de 100 anos de independência, em 1922. Anualmente, celebrado em 13 de abril, o Dia do Hino Nacional Brasileiro faz referência a uma manifestação que ocorreu nesta data em 1831, quando o ex-imperador do Brasil, D. Pedro I, embarcava para Portugal, e que hoje é intitulado o Hino da Independência.

Segundo a Constituição, o Hino Nacional é um  dos quatros símbolos oficiais da República Federativa do Brasil, que representam um importante valor histórico, criado para transmitir o sentimento de união nacional e mostrar a soberania do país. Sua apresentação e seu uso são regulados pela Lei n. 5.700 de 1º de setembro de 1971. E desde 2009, tornou-se obrigatório que seja cantado pelas escolas públicas e particulares do país. A letra celebra a liberdade do Brasil que foi batizado como o Hino a sete de abril, data da abdicação do imperador.

Os símbolos representam os valores do Brasil como República, o hino é como se fosse uma carta que descreve a história de como o país foi formado. A música é um instrumento de homenagem à Nação, e deve ser cantada em solenidades e eventos oficiais do governo, aberturas de eventos cívicos, patrióticos, culturais, esportivos, escolares e religiosos. O hino também é reproduzido durante o ritual de hasteamento da Bandeira Nacional. O Hino representa a nossa história, é a nossa conquista pela independência!

#crefito14 #diadohinonacionalbrasileiro #Indepenciadobrasil #fisioterapia #terapiaocupacional


Fonte: Hino brasileiro, homenagem, crefito14.