Sábado, 20 de Abril de 2024, 05:43h

Dia do Fisioterapeuta Especialista em Oncologia

Publicado em: Quinta-feira, 20 de Maio de 2021, 09:00h - Por: Ascom CREFITO-14

De acordo com a Resolução do COFFITO nº. 364, de 20 de maio de 2009. Reconhece a Fisioterapia Onco-Funcional como especialidade do profissional Fisioterapeuta. A Especialista em Fisioterapia Oncologia vê a necessidade de prover, por meio de uma assistência profissional adequada e específica, as exigências clínico-cinesiológico-funcionais dos indivíduos portadores de débitos funcionais, decorrentes de doenças oncológicas. O fisioterapeuta especialista em oncologia desenvolve competências e habilidades específicas para prestar assistência de qualidade para a população. 

A atuação do Fisioterapeuta Oncológico se caracteriza pelo exercício profissional em todos os níveis de atenção à saúde, em todas as fases do desenvolvimento ontogênico, com ações de prevenção, promoção, proteção, rastreamento, educação, intervenção, recuperação e reabilitação do paciente oncológico. A fisioterapia na oncologia faz parte da equipe multidisciplinar da saúde e atua de forma bastante abrangente na sintomatologia dos pacientes oncológicos, onde tem como principal objetivo a manutenção de qualidade de vida. O fisioterapeuta pode atuar tanto no pré-operatório, quanto no pós-operatório e também nos tratamentos não cirúrgicos. Devido ao avanço das técnicas de fisioterapia oncológica, o paciente vem apresentando uma grande melhora na qualidade de vida durante o tratamento.

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 14° Região, parabeniza todos os profissionais e entidades da área de oncologia, que são essenciais. Parabéns pelo seu dia.


Fonte: especialidade, fisioterapia, oncologia, crefito14