Sexta-feira, 29 de Março de 2024, 08:44h

Dia do Especialista em Fisioterapia Traumato-Ortopédica Funcional

Publicado em: Quinta-feira, 18 de Fevereiro de 2021, 11:45h - Por: Lorena Morais
Pablo Veras

O fisioterapeuta especialista em traumato-ortopédica funcional, é uma das áreas da fisioterapia responsável por cuidar da saúde funcional do indivíduo, sendo reconhecida e regulamentada pela resolução n° 260,  de 11 de fevereiro de 2004. A  especialidade contribui na elaboração de trabalhos preventivos, através da intervenção funcional e proprioceptiva. Atua também, na investigação, na prevenção e no tratamento de doenças e disfunções relacionadas a ossos, músculos, articulações e ligamentos. Ela também foca no processo de reabilitação de traumas, fraturas, entorses ligamentares, amputações e lesões musculares.

A fisioterapia traumato-ortopédica funcional, previne, promove e reabilita pacientes que fornece o diagnóstico dos distúrbios cinético-funcionais, a partir da análise de dados. A atuação desta especialidade se dá a partir de  técnicas fisioterapêuticas promotoras do bem-estar e conforto dos pacientes, através de conhecimentos como, técnicas miofasciais aplicada às lesões; eletroterapia, termoterapia e fototerapia; técnicas de ganho de flexibilidade; avaliação de exames complementares como apoio diagnóstico nas lesões, entre outros.

A Fisioterapia é uma das áreas da saúde em constante expansão e com demanda de profissionais qualificados no mercado de trabalho e um dos fatores que acarretam essa crescente procura são os atuais hábitos de vida da população. A sociedade contemporânea estabelece um ritmo acelerado às pessoas, que vivem em uma constante corrida contra o tempo. Dessa forma, a todo o momento, há um desafio a ser superado. Nessa rotina permanente, em que a população encontra poucos intervalos para o descanso e práticas esportivas, a qualidade de vida, muitas vezes, é colocada em segundo plano, uma decisão que pode vir a comprometer a saúde e permitir o surgimento de novas doenças. A intervenção da fisioterapia traumato-ortopédica funcional tem por objetivo, prevenir e tratar de distúrbios do sistema musculoesquelético, osteomioarticulares e tendíneas. 


Fonte: Especialidade, fisioterapia, traumato-ortopédica.