Quarta-feira, 17 de Abril de 2024, 23:59h

Dia do Especialista em Fisioterapia em Gerontologia

Publicado em: Segunda-feira, 20 de Dezembro de 2021, 16:33h - Por: Ascom CREFITO-14

A fisioterapia em gerontologia é uma das áreas da fisioterapia responsáveis pelo tratamento de idosos, sendo reconhecida e regulamentada pela resolução nº 476, de 20 de dezembro de 2016. A Especialidade em Fisioterapia Gerontológica tem a função de oferecer mais qualidade de vida à população idosa, promovendo saúde ou implementando tratamentos que visem uma vida longeva, saudável e autônoma. Sua atuação se caracteriza pelo exercício profissional em todos os níveis de atenção à saúde, seja público, privado e filantrópico, assim como nos setores da previdência social, educação, trabalho, judiciário e presidiário, em todas as fases do desenvolvimento ontogênico, com ações de prevenção, promoção e reabilitação

O objetivo principal da fisioterapia gerontológica é preservar a função motora do idoso, promovendo o adiamento da instalação de incapacidades decorrentes do envelhecimento e/ou reabilitar o idoso de forma funcional, dentro de suas potencialidades, heterogeneidades e especificidades. Com esse propósito  a descrição e a explicação do processo de envelhecimento nos seus mais variados aspectos, sendo de natureza multi e interdisciplinar. Visa a prevenção e a intervenção para garantir a melhor qualidade de vida possível dos idosos até o momento final da sua vida.

O fisioterapeuta especialista em gerontologia deve incluir, em seu tratamento, uma abordagem diferenciada ao paciente, um olhar humanizado e integral pautado pelo princípio que em sua frente há um sujeito idoso, que possui uma longa história de vida. Os idosos podem apresentar grandes variações individuais e particularidades do processo de envelhecimento.com o intuito de minimizar as consequências das alterações fisiológicas e patológicas do envelhecimento, tendo como base de conhecimento as técnicas e métodos aprendidos na Fisioterapia.


Fonte: #crefito14 #fisioterapia #gerontologia