Quinta-feira, 25 de Abril de 2024, 05:11h

Dia da Constituição Brasileira

Publicado em: Quinta-feira, 25 de Março de 2021, 10:09h - Por: Ascom CREFITO-14

Anualmente celebrado em 25 de março, o Dia da Constituição foi a data da primeira Carta Constitucional do Brasil, outorgada em 1824 pelo imperador Dom Pedro I (1798-1834). A primeira Constituição Brasileira foi instituída em 1824, após o processo de Independência do Brasil, e durou até a Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889, quando entrou em vigor uma nova constituição. Desde então, o país teve mais seis Constituições.
 
A Constituição, ou Carta Magna, é o conjunto de normas e leis que norteiam os direitos e deveres dos cidadãos, bem como das responsabilidades sociais do Estado, individuais ou coletivos, a fim de organizar o país. Reconhecida em 24 de janeiro, na verdade esta foi a data em que foi outorgada a Constituição Brasileira de 1967, que ficou conhecida por legalizar e institucionalizar o regime militar.
 
A atual a "Constituição Cidadã"  é símbolo da redemocratização, após um longo regime militar, e completa três décadas este ano. A Constituição federal é a lei máxima e fundamental de uma sociedade política organizada. O texto inserido no ordenamento jurídico estabelece em seu conteúdo um conjunto de normas e leis que norteiam os direitos e deveres dos cidadãos, bem como das responsabilidades sociais do Estado, individuais ou coletivos, a fim de organizar o país. A Constituição brasileira é um documento escrito e sistematizado pela Assembleia Nacional Constituinte (1987-1988) e só pode ser alterado por meio de Emendas Constitucionais.
 
A primeira constituição do Império do Brasil foi imposta e durou 65 anos. O Estado era centralizado no monarca, que detinha o poder moderador, e ligado à Igreja. O mandato dos senadores era vitalício e o voto era censitário, apenas os ricos tinham esse direito. Com a proclamação da República, foi promulgada a Constituição dos Estados Unidos do Brasil, em 1891. Inspirado no modelo norte-americano, o país passou a ter três Poderes, com Estado laico e voto universal. Liberdade, Justiça Social e Democracia.
#crefito14 #diadaconstituição #direito


Fonte: Constituição, Brasil, Crefito14.