Sexta-feira, 29 de Março de 2024, 08:18h

CREFITO-14 participa de Inspeção junto ao MPPI, em continuidade ao Plano Estadual de vacinação em Teresina

Publicado em: Sábado, 13 de Março de 2021, 13:12h - Por: Ascom CREFITO-14

Em continuação ao debate sobre o Plano Estadual de Vacinação contra a covid-19. Nesta última quarta-feira (10), o CREFITO-14 participou de reunião com o promotor de Justiça Eny Marcos Vieira Pontes, responsável pela 12ª Promotoria de Justiça de Teresina, para realizar levantamentos sobre  a elaboração do plano de vacinação na Capital. Durante a reunião foi ressaltado pela Diretora de Atenção Básica da Sesapi, Cristiane Moura Fé, sobre a chegada de nova remessa de vacinas, que continuarão sendo aplicadas no grupo de risco de idosos e trabalhadores de saúde. 
 
Como forma de aprimorar o processo de imunização, a FMS relatou que novos drivers-thru serão implantados. Uma sugestão para colaborar com a organização foi o estabelecimento da ordem de vacinação de acordo com a data de nascimento. Informado pela auditora de controle externo Geysa Elane, do TCE, discutiu sobre sua visita a um dos drive-thru de vacinação e constatou lotações, filas extensas e dificuldades no cadastro e na operacionalização da vacinação.
 
A principal proposta da audiência, foi manter os grupos que serão imunizados mais informados, para que ao chegar no ponto de vacinação tenha uma ampla divulgação no local para que procedam da maneira correta. Algumas ideias foram a instalação de placas sobre a faixa etária nos locais de vacinação e o contato com os canais de comunicação para a divulgação. Pontuou o promotor de Eny Pontes “O objetivo do drive-thru é proporcionar conforto e segurança aos idosos. A forma de trabalho deve ser repensada, pois, segundo relatos populacionais, os idosos estão passando muito tempo nos automóveis.” uma outra sugestão proposta na audiência foi a presença da Strans e Guarda Civil nos locais, com o intuito de resguardar a segurança dos profissionais.
 


Fonte: Crefito14, Audiência, Plano de vacinação, vacina