Sexta-feira, 29 de Março de 2024, 08:26h

Crefito 14 integra “Projeto Salve” e desenvolve ações de prevenção e educação no trânsito.

Publicado em: Sábado, 06 de Agosto de 2016, 18:35h - Por: Redação

Representantes do Conselho Regional de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional do Piauí (Crefito 14) e acadêmicos de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional participaram, na última sexta-feira (5), do Projeto Salve, que promove blitze educativas em importantes cruzamentos de Teresina com o objetivo de colaborar com a prevenção e educação no trânsito.

Instituições e órgãos envolvidos com a problemática do trânsito definiram uma série de estratégias para intensificar os trabalhos de fiscalização, no intuito de conscientizar e punir, principalmente, os condutores que consomem bebidas alcoólicas antes de pilotar ou dirigir.

Além do Crefito 14, o projeto Salve conta com a parceria do Ministério Público Estadual e da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Piauí. A ação conta, ainda, com a participação de representantes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Teresina (STRANS), do Departamento de Trânsito do Piauí (DETRAN), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Comissão Independente de Policiamento de Trânsito (CIPTran), do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRE), da Delegacia Geral da Polícia Civil, do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), da Fundação Hospitalar de Teresina (FHT).

Marcelino Martins, presidente do Crefito 14, explica que foram convidadas organizações da área da saúde porque os sinistros no trânsito constituem a maior causa de invalidez e traumas diversos. “A união dos órgãos irá garantir melhores resultados nas ações de prevenção aos acidentes de trânsito. As pessoas precisam tomar consciência de que quem bebe não pode dirigir e para isso estamos distribuindo esse material explicativo desenvolvido em parceria com o Crefito 11”, afirma o presidente.

O estudante Leonardo Valentim comenta a importância de participar da iniciativa. Encontrar estudantes, assim como eu, mobilizados para desestimular os condutores a consumir bebida alcoólica, por meio de uma blitz educativa, demonstra o quanto nós, jovens, estamos cada vez mais conscientes das consequências que podemos ter ao consumir bebida alcoólica antes de pilotar ou dirigir”, diz.

Ravennya Moreira, presidente da Comissão de Trânsito da OAB-PI, explica que ações acontecerão de forma integrada e simultânea, com a participação de diversos órgãos parceiros.

O chefe de Policiamento em `Fiscalização da PRF, inspetor Tony Carlos, parabenizou os acadêmicos de Fisioterapia e o Crefito 14 por desenvolverem uma abordagem com base em informações de quem trabalha em um segundo momento com as pessoas que são vítimas de acidente de trânsito, indo além da fiscalização que normalmente são realizadas.

Dez etilômetros, duas unidades móveis para autuações - sendo uma a van da OAB e a outra do Detran -, um escrivão, um delegado e um perito foram disponibilizados para atuação dos trabalhos que ainda ocorrerão nos dias 12, 15 e 26 de agosto. 

O projeto foi intitulado de “Salve” para homenagear aos irmãos Júnior Araújo e Bruno Queiroz, que tiveram suas vidas ceifadas por um motorista alcoolizado em 26 de junho de 2016, no centro de Teresina. As ações estão sendo desenvolvidas em pontos estratégicos da cidade e culminarão na celebração da Semana Nacional de Trânsito no final do mês de setembro.