Domingo, 28 de Abril de 2024, 18:07h

CREFITO-14 denuncia Hospital do Satélite por ausência de assistência fisioterapêutica

Publicado em: Sexta-feira, 15 de Setembro de 2023, 12:00h - Por: Redação

Nesta quinta-feira (14), o CREFITO-14, através do DEFIS, esteve em fiscalização na UPA do SATÉLITE em cumprimento ao que determina a norma contida no art. 7º, inciso III, da Lei Federal nº 6.316/75. O Agente Fiscal constatou que o Hospital do Satélite está sem assistência fisioterapêutica. No momento da fiscalização não estavam presentes nenhum dos fisioterapeutas da unidade.

O CREFITO-14, junto ao SINFITO-PI, já vem denunciando sucessivos cortes nos valores de plantão extra de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais pela Fundação Municipal de Saúde da Prefeitura de Teresina.

Durante a visita, ficou constatado que existiam 4 pacientes internados, sendo que existia 01 paciente em uso de ventilação mecânica, paciente T. A. do C. onde deu entrada no setor no dia 12/09/2023 e que momentos antes da visita, o ventilador mecânico estava alarmando, que segundo a profissional, houve a necessidade de realizar uma ligação para um profissional de fisioterapia da escala para realizar a modulagem do ventilador mecânico.

A unidade de pronto atendimento do satélite apresenta o serviço de sala vermelha com 06 leitos, sala amarela com 22 leitos e 03 leitos de pediatria. Segundo informações colhidas, a fisioterapia da sala vermelha é responsável pelo atendimento de toda a unidade.

Irregularidades encontradas: Paciente em ventilação mecânica desassistido por profissional de fisioterapia; Ausência de quantitativo de profissional de fisioterapia na unidade; Atendimento a pacientes/clientes em desacordo aos parâmetros assistenciais; Ausência dos certificados de calibragem dos equipamentos; Não manter seus dados cadastrais atualizados junto ao sistema CREFITO-14; e Ausência de registro de Órgão Público de Fisioterapia.