Segunda-feira, 13 de Maio de 2024, 03:13h

Crefito 14 defende fiscalização integrada em instituições de Ensino Superior

Publicado em: Terça-feira, 10 de Julho de 2018, 09:17h - Por: Redação

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Piauí (Crefito 14) participou, nesta segunda-feira (14), de uma reunião, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI), juntamente com representantes de outros conselhos regionais e de ordens que regulamentam profissões no Estado.

Na ocasião, foi discutida a fiscalização integrada dos conselhos junto às instituições de Ensino Superior do Piauí. “É importante verificar se os projetos pedagógicos dos cursos que foram apresentados ao INEP/MEC estão sendo cumpridos, principalmente no que diz respeito à grade curricular, à duração do curso, aos laboratórios e ao funcionamento da clínica escola de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Também é preciso saber se a biblioteca da instituição possui o número previsto de livros – em relação ao número de alunos – e se essas edições estão atualizadas”, afirma o presidente do Crefito 14, Marcelino Martins.

Ele ainda defende a fiscalização sobre os estágios ambulatoriais e hospitalares, que devem seguir a legislação vigente. “Incentivamos a pesquisa e a realização de extensão com prestação de serviços à comunidade. O Crefito 14 é contrário aos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional tipo EAD”, completa o presidente.

Durante o encontro, também foram tratados outros temas, como pisos salariais das categorias profissionais e posicionamento acerca das eleições 2018. Ficou definido que cada conselho deve apontar os itens necessários para a formação profissional e encaminhar ao Ministério Público Federal (MPF).

“Hoje há uma oferta excessiva sem preocupação com a qualidade do ensino e nós temos que assumir o protagonismo na fiscalização, cobrando que as instituições levem a educação a sério”, destaca o presidente da OAB-PI, Chico Lucas.

[gallery columns="2" size="medium" ids="3561,3562,3563,3564"]