Quarta-feira, 24 de Abril de 2024, 19:36h

COFFITO aprova criação de código no RNPF elaborado pelo CREFITO-14

Publicado em: Quarta-feira, 25 de Janeiro de 2023, 17:45h - Por: Redação

A criação de código específico no Referencial Nacional de Procedimentos Fisioterapêuticos (RNPF) relacionados ao tratamento da espasticidade e atuação do fisioterapeuta neurofuncional nos centros cirúrgicos foi aprovada nesta terça-feira (24) pela Comissão do Referencial de Procedimentos Fisioterapêuticos (CRPF/COFFITO). A CRPF é coordenada pelo Dr. Fernando Muniz e tem como membros  a Dra. Flávia Coelho, Dr. Luciano Muchagata, Dr. Luís Fernando Moderno e Dr. Bruno Matinez.

O Dr. Leonardo Raphael Santos Rodrigues, membro do Grupo de Trabalho de Espasticidade do CREFITO-14, juntamente com a Dra. Sibele de Andrade Melo Knaut,  conselheira efetiva do CREFITO-08, ambos sócios e especialistas em Fisioterapia Neurofuncional pela ABRAFIN/COFFITO, apresentaram a proposta na sede do COFFITO em Brasília-DF. 

A proposta baseia-se nos resultados de estudos científicos internacionais e nacionais, protocolos de mestrados profissionalizantes e experiências clínicas multidisciplinares bem como pareceres científicos sobre espasticidade pela ABRAFIN, relacionados as opções terapêuticas para o tratamento da espasticidade, e a participação ativa do fisioterapeuta nas tomadas de decisões clínicas envolvendo a escolha destes tratamentos. O fisioterapeuta como partícipe ativo na equipe multidisciplinar garante segurança e eficiência dos procedimentos realizados para promoção da qualidade de vida dos indivíduos. 

Espaticidade é um sinal clínico caracterizado por exacerbação do reflexo tônico de estiramento muscular que leva a deformidades articulares com postura corporal anormal e deformante, que dificultam o desempenho na funcionalidade e cuidados diários, por exemplo.


Fonte: Ascom CREFITO-14