Quinta-feira, 28 de Março de 2024, 19:21h

Acadêmicos de Fisioterapia realizam orientações posturais e ergométricas durante Semana Global do Empreendedorismo

Publicado em: Segunda-feira, 21 de Novembro de 2016, 13:11h - Por: Redação

Acadêmicos do 7º bloco do curso de Fisioterapia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) participaram, nesta sexta-feira (18), da Semana Global do Empreendedorismo, na sede do Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Piauí (SEBRAE), no Piauí. Os acadêmicos fizeram orientações posturais e ergométricas e alongamentos com o público do evento.

A acadêmica Natália Barreto afirma que a dor nas costas é uma das principais causas de afastamento do trabalho no País. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, oito em cada dez pessoas vão ter problemas de coluna em algum momento da vida. E a postura errada é uma das maiores causas de lesões na lombar. 

Para a docente do curso de Fisioterapia do Centro de Ciências da Saúde (CCS), da Uespi, Veruska Cronemberger Nogueira Rebelo, a diversidade de público da semana é um fator positivo para a ação levada pela UESPI. “Por ter esse público diverso, nós escolhemos realizar essas ações como orientações de postura e alongamentos posturais”, declarou.

O presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Piauí (Crefito 14), Marcelino Martins, incentiva a participação dos acadêmicos e afirma que o evento possibilita a interação entre o que é trabalhado em sala de aula e a sociedade. “Quando os alunos vêm prestar esses serviços eles colocam em prática o que estudam. Isso é empreender também, levando à sociedade o conhecimento produzido na universidade”, diz o presidente.

“Incentivar o empreendedorismo das cidades é o que move a semana global, cuja temática é “Conexões que transformam cidades”. Nesta edição, o Sebrae oferta exposições, mostras, palestras, oficinas e workshop. E os acadêmicos precisam ter conhecimento sobre o tema empreendedorismo”, diz Valcledes Moura, gestora do projeto de capacitação empreendedora do Sebrae. 

A Semana Global do Empreendedorismo é um movimento mundial que acontece simultaneamente em 157 países, motivando milhares de organizações e pessoas.