Segunda-feira, 29 de Abril de 2024, 07:09h

10 anos do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP)

Publicado em: Quinta-feira, 27 de Abril de 2023, 12:00h - Por: Redação

Na última quarta-feira (26), aconteceu um evento promovido pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI), através da Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado do Piauí (DIVISA), em alusão à Campanha do Ministério da Saúde - “Abril pela segurança do paciente”, que tem o objetivo de compartilhar os avanços na segurança do paciente no Brasil nessa última década e discutir os desafios para o fortalecimento do Programa.

O Programa Nacional de Segurança do Paciente - PNSP, que completa 10 anos em 2023, foi instituído no dia 1º de abril de 2013 numa ação coordenada pelo Ministério da Saúde, ANVISA e Fiocruz, e apoiada por diversos atores governamentais e de instituições de saúde.

Thiago Barreto, Fisioterapeuta e membro da Comissão de Segurança do Paciente e Gestão Hospitalar, representou o CREFITO-14. Na oportunidade foi discutido com representantes do Ministério Público, COREN-PI, DIVISA, SESAPI e organizações de saúde sobre o Plano Estadual de Segurança do Paciente-PESP para o quadriênio (2024/2027), com objetivo de pactuar compromissos na área, apresentamos propostas de metas e estratégias para serem incluídas.