Quinta-feira, 25 de Abril de 2024, 16:16h

Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais do Piauí presentes nas Práticas Integrativas e Complementares

Publicado em: Terça-feira, 30 de Abril de 2019, 09:52h - Por: Redação

Em 2017, o Ministério da Saúde, por meio da Portaria nº 145/2017, ampliou os procedimentos oferecidos pela Política Nacional de Práticas em Saúde (PICS) no Sistema Único de Saúde (SUS), passando, assim, a também disponibilizar à população serviços como: arteterapia, meditação, musicoterapia, tratamento naturopático, tratamento osteopático, tratamento quiroprático e Reiki.

Atualmente, muitos dos serviços disponibilizados no SUS por meio das Práticas Integrativas e Complementares já integram o campo de atuação dos fisioterapeutas e dos terapeutas ocupacionais, alguns, inclusive, com normativas específicas. Em 2010, o COFFITO publicou a Resolução nº 380, que trata da utilização das PICS pelo Fisioterapeuta e em 2017 a Resolução n 491 que trata da utilização das PICS pelo Terapeuta Ocupacional. As profissões contam, também, com resoluções destinadas às especialidades profissionais, principalmente em áreas como a Acupuntura/ Medicina Tradicional Chinesa (Fisioterapia e Terapia Ocupacional ) Quiropraxia e Osteopatia (Fisioterapia ).

No Piauí, mais de 10 estabelecimentos de saúde da Prefeitura de Teresina ofertam essas práticas. “Trata-se de uma importante e ampla área de atuação, que já conta com a atuação de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais do Piauí. O Sistema Coffito/Crefito tem incentivado a qualificação profissional nessas práticas por entender que trata-se de um grande trabalho em prol da saúde e do bem-estar da população”, comenta o Dr. Wilen Heil e Silva, presidente da Comissão Provisória do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 14ª Região (Crefito 14/Piauí).