Quinta-feira, 28 de Março de 2024, 13:36h

COFFITO lança consulta pública para atualização do Rol de Procedimentos da ANS

Publicado em: Terça-feira, 02 de Abril de 2019, 08:44h - Por: Redação

A cada dois anos a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) disponibiliza à sociedade espaço para contribuição na atualização do Rol de Procedimentos. O COFFITO, por meio da Comissão Nacional de Procedimentos Fisioterapêuticos (CNPF), com base nos critérios estabelecidos pela ANS e levando em consideração o RNPF e a TUSS, envia à Agência sugestões de procedimentos que poderiam ser contemplados em benefício tanto da sociedade quanto do profissional.  Neste ano, o COFFITO, além de contar com apoio das entidades associativas, solicita também a contribuição dos fisioterapeutas para, assim, apresentar um documento mais consolidado. Clique aqui e responda ao questionário até o dia 11 de abril.

Entenda

Embora as contribuições enviadas para a ANS tenham caráter consultivo e, portanto, sem obrigatoriedade, o Sistema COFFITO/CREFITOs sempre envia colaborações, a fim de assegurar os direitos das profissões e da sociedade.  

O ciclo de atualização do Rol se inicia com ato de deliberação da Diretoria Colegiada da ANS (DICOL), que define um cronograma, fixando prazo para apresentação das propostas de atualização, mediante o preenchimento do formulário eletrônico FormRol.

Compete à ANS realizar a análise técnica das propostas elegíveis, isto é, as que cumprirem todos os requisitos de informação dispostos no art. 9 da RN 439/2018. Após a etapa de análise técnica, as propostas serão submetidas à Consulta Pública, subsidiando as decisões sobre as atualizações do Rol.

Faça parte!

É simples: com um pouco da sua atenção é possível melhorar a oferta de serviços de Fisioterapia. Para que as contribuições sejam efetivas, elas devem obedecer aos critérios estabelecidos pela ANS, disponíveis no Tutorial e no FormRol

Critérios de Elegibilidade:

Identificação do proponente

Identificação do tipo de proposta

Descrição da Tecnologia

Delimitação da população-alvo

Descrição do problema de saúde

Tecnologia alternativa

Benefícios clínicos em saúde

Registro na ANVISA

Comprovação da tecnologia em tabela própria ou TUSS

Capacidade técnica instalada

Avaliação econômica

Análise de impacto orçamentário

Parecer técnico-científico ou revisão sistemática

Textos completos de artigos

Referências bibliográficas